A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol divulgou o calendário de competições de base Sub-15, Sub-17, Sub-20, Super Matutão, Feminino e Segunda Divisão.
A categoria Sub-15 tem previsão de início no final do mês de março, já o Sub-17 deve começar somente no mês de maio. A categoria Sub-20 deve ocorrer entre os meses de julho e agosto. Os Conselhos Técnicos das do Sub-15 e Sub-17 já estão marcados para o dia 7 de março, e vão definir os detalhes do campeonato.
O Super Matutão está marcado para os meses de maio e junho, de acordo com o calendário. No segundo semestre, acontecerão as disputas da Segunda Divisão a partir de setembro, e o Campeonato Potiguar Feminino, a partir de outubro.
O responsável pela elaboração do calendário é o novo diretor de competições da FNF, Arnóbio Medeiros, que é especialista em gestão de projetos, com Curso de Gestão do Futebol pela CBF e estudos de casos presenciais no Palmeiras, Vasco, Flamengo, base do São Paulo e Federação Paulista de Futebol. Na FNF, vai reforçar o time que planeja e detalha as competições, tendo em vista as especificidades de cada uma.
Segundo o diretor, o planejamento segue uma sequência etária para possibilitar que os clubes aproveitem melhor os atletas entre uma categoria e outra. Isso inclui o Super Matutão, projeto que tem como objetivo a revelação de atletas como parte do fortalecimento do futebol no estado. Da mesma forma, a Segunda Divisão também foi pensada para acontecer logo após as competições de base e aproveitar os talentos que possam surgir entre os novatos.
“Tivemos uma sequência de anos de pandemia que atrapalharam a sequência de competições, mas agora vamos focar na base. O presidente José Vanildo quer um campeonato que seja visto por todos, então vamos investir nas transmissões. O projeto é que a base tenha seu real valor reconhecido”, enfatizou o diretor.
Em ano de Copa do Mundo Feminina, a expectativa é que os holofotes se voltem para a categoria e ajudem no fortalecimento no futebol feminino do estado. “Esperamos maior participação no futebol feminino, que está em uma crescente. Se o mercado masculino hoje é maior, precisamos quebrar essa barreira, e cabe à Federação trabalhar por isso”, comentou.
O planejamento leva em consideração as disputas nacionais da Copa do Brasil Sub-17 e Sub-20, além do Brasileirão Feminino Série A3, competições com clubes participantes do RN. O calendário respeita os prazos nacionais para possibilitar que os clubes potiguares participem das disputas sem prejuízos às competições locais.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado