Supermatutão: uma ótima ideia, mas precisa ser feito de forma organizada

10 de Maio 2022 - 21h57

Por Edmo Sinedino

Ainda nos meus tempos de Diário de Natal me pediram a elaboração de um projeto para a realização de um Campeonato Interiorano, nos moldes do Matutão de Ilo Rodrigues e Everaldo Lopes. Algumas coisas me pareceram super importantes: priorizar jovens valores, limitando idade de 23 anos, garantir a presença de atletas da cidade e distritos, mas sem deixar de atender veteranos e "estrangeiros", esses limitados por um número determinado.

Vi, na fala do presidente da FNF, essa preocupação. E a partir das pessoas que formam a comissão de elaboração, acredito que esses critérios devam ser colocados José Marques da Costa Neto, Costinha, diretor técnico da FNF; o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RN e secretário do TJD, Rubem Neto e o presidente de honra do Santa Cruz, Lupércio Segundo. Capacitados. Boas escolhas.

Já está praticamente definida que a competição será regionalizada, e não pode ser de outra forma, e as inscrições se encerram nesta sexta-feira (13). Após essa data, nova reunião técnica será realizada para os acertos sobre o regulamento da competição.

A partir dos inscritos será definida a forma de disputa, que pode copiar moldes da Copa do Brasil, mas também disputada em grupos e por região. O número de participantes deve ultrapassar os 50. Atletas profissionais estão fora, assim como amadores com vínculo com clubes profissionais. Corretíssima medida.

O que acho: é preciso muita organização e zelo para uma competição com tantos participantes. Vendo o histórico de José Vanildo da Silva, a fragilidade de nossos campeonatos de base, feminino, e até mesmo nosso Campeonato Potiguar sem investimento e atrativo, não acredito muito no sucesso. Está mais que evidente que ele vai se agarrar com o Governo do Estado, pois a governadora Fátima Bezerra já definiu seu apoio.

A ideia é maravilhosa. Sem dúvida, um prêmio aos jovens valores que não têm chance de serem vistos escondidos em seus lugares de nascimento, mas não pode ser feito somente para promover o dirigente da FNF. Existem questões de segurança, apoio logístico, investimento, divulgação, promoção e tudo o mais. A FNF tem esse corpo para cuidar de tudo isso?
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias