A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) realizou a entrega de materiais para os serviços de saúde do município que ofertam Práticas Integrativas e Complementares em Saúde à população. A iniciativa tem como intenção reforçar a importância e incentivar essas práticas nas unidades da Atenção Básica do município.
O encontro contou com a presença de representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que realizam as práticas em seus serviços. A reunião aconteceu no Centro de Práticas Integrativas e Complementares que, juntamente com as UBSs, somam mais de 20 serviços que ofertam as práticas para os natalenses.
“Hoje estamos recebendo representantes das unidades de saúde que realizam as Práticas Integrativas e estamos entregando esses kits que montamos. Esses materiais vão possibilitar que os profissionais continuem a ofertar os cuidados terapêuticos para a população", comenta Magda Fabiana Dantas da Costa, diretora do CERPIC, Centro que nos últimos seis meses deste ano registrou em torno de 20 mil procedimentos ofertados, desde auriculoterapia até o método de kovacsik, terapia natural não invasiva complementar ao tratamento do câncer.
Os profissionais de saúde presentes receberam materiais que possibilitam a realização das abordagens terapêuticas em seus territórios, como agulhas para realização de acupuntura sistêmica, agulhas para auriculoterapia, microesferas de cristais e semente para pontos auriculares, além de óleos essenciais para aromaterapia. “O que eu puder desenvolver para colaborar com o acolhimento de qualquer tipo de patologia, eu estou disponível. E as terapias caem com uma luva, porque ampliam muito os cuidados que podemos ofertar aos nossos usuários”, revela Jaciara de Souza, fisioterapeuta que realiza a assistência nas Práticas Integrativas na unidade de Pajuçara.
Dentista da unidade das Rocas, Milta Marinho, também reforça a importância do método no dia a dia dos serviços de saúde. “Como dentista, a gente convive muito com a dor das pessoas, então eu fui me encontrando nas PICS tentando amenizar esses sofrimentos, e quanto mais eu conhecia, mais eu me apaixonava pelas práticas, e é gratificante perceber a melhora dos pacientes usando os recursos terapêuticos.”
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas realizadas visando prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. As práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), que completa 18 anos de instituição em 2024, sendo Natal uma das cidades pioneiras na oferta do método. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado