Varíola dos macacos chega ao Brasil com um caso confirmado e oito suspeitos
A varíola dos macacos teve o seu primeiro caso confirmado no Brasil nesta quarta-feira (8), em São Paulo. O enfermo é do sexo masculino, tem 41 anos e, provavelmente, se infectou em viagem à Espanha. Ele segue em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista.
Conforme publicação do G1, além deste paciente, a Prefeitura de São Paulo manitora o caso suspeito uma mulher de 26 anos. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), ela passa bem. A gestão municipal segue acompanhando os demais familiares e vizinhos da jovem.
Em nota publicada ontem (7), a gestão municipal alegou que "no momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença".
Na segunda-feira (6), o Ministério da Saúde também havia se manifestado por meio de nota, alegando que outros sete casos estavam sendo investigados. De acordo com o órgão, os possíveis infectados com a doença estariam nos seguintes estados: Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, bem como Rondônia, com dois suspeitos.
Contando com o caso da mulher em São Paulo e os anunciados pelo Ministério da Saúde, são oito casos suspeitos no total.
Ainda segundo a Saúde comunicou, "seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".
Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado