Os esportes são parte do dia a dia da população. Com o avanço tecnológico ficou ainda mais comum as pessoas acessarem eles por meios alternativos. Vídeo games, celulares e computadores viraram propulsores dessas práticas. A Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2022 já mostrava que 81,2% dos jogadores conhecem os esportes eletrônicos.
Com o avanço da tecnologia e a popularização dos jogos digitais, surgiram plataformas que aproximam ainda mais os jogadores desse universo. Um exemplo é o GameChampions (https://www.gamechampions.com/br/sites/), que reúne os melhores sites de eSports, facilitando o acesso às principais competições e conteúdos do setor. Para quem quer acompanhar ou até participar desses torneios, entender o ambiente certo para isso é essencial. Quanto mais preciso for o filtro, melhor será a experiência do usuário.
A cultura dos esportes eletrônicos está se fortalecendo. Hoje esse tipo de prática já é vista como profissão por muitos, abrindo um mundo de possibilidades.
Como os eSports saíram dos games e dominaram a cultura pop
Em 1972 ocorreu a primeira competição de eSports nos Estados Unidos. Na ocasião os competidores eram universitários. Isso mostra uma relação antiga com os esportes digitais. Atualmente não somente as pessoas parecem ter mais interesse pela prática, como o acesso a esses jogos se tornou muito mais simples.
Ao mesmo tempo em que os valores dos prêmios para as competições de eSports aumentavam, o volume de telespectadores também. Hoje existem competições mundiais com prêmios acima de R$30 milhões. Ao mesmo tempo, plataformas de transmissão como a Twitch e o YouTube reúnem muitos entusiastas que acompanham fielmente os chamados gamers.
Muitos jogos têm um grande destaque, acumulando usuários interessados. Os dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) mostram que, em 2024, a indústria de jogos ficou sete vezes maior no Brasil, aumentando em 695%.
A presença dos eSports na música, cinema e redes sociais
Sem dúvidas, o melhor jeito de uma prática se tornar popular é inseri-la no cotidiano da população. Incluir os eSports em redes sociais, cinema e músicas é uma maneira de aproximá-lo da população. Hoje já existem muitos exemplos de como isso pode funcionar na prática.
Colaborações musicais com franquias de jogos
Aquele cantor famoso que todos adoram aceitar fazer uma parceria com algum jogo para participar da sua trilha sonora é algo que aproxima o público do jogo. Um exemplo é a presença de Travis Scott no Fortnite.
Muitos jogos e campeonatos também elaboram uma trilha sonora própria. Assim, conquistam os jogadores com um som feito exclusivamente para eles. Em plataformas de música, como o Spotify, os usuários podem até mesmo acessar essas trilhas e ouvir quando e onde quiserem.
Representações no cinema e TV
Séries, filmes e documentários sobre jogos aumentam muito o volume de jogadores e entusiastas de eSports. Dois dos principais exemplos disso são as séries “Arcane” e “The Last of Us”.
No caso desta segunda, segundo o analista Chris Colombo, The Last of Us Part II vendeu mais de dois milhões de cópias durante a exibição da segunda temporada da série. Algo similar ocorreu com League of Legends quando Arcane foi ao ar. Isso evidencia o poder de inserir a realidade gamer nas telonas.
Influência nas redes sociais
O número de streamers ao redor do mundo só aumenta. As pessoas veem a possibilidade de trabalhar fazendo lives de jogos. Por outro lado, muitos se entretêm assistindo a essas lives e acompanhando os gamers.
A explosão principal ocorreu na pandemia do COVID-19, na ocasião o aumento no número de telespectadores foi de mais de 100%. A PGB 2024 mostrou que 73,9% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo digital. Já 85,4% consideram que os jogos eletrônicos são uma das suas principais formas de diversão.
Moda, comportamento e identidade gamer
As marcas famosas, como Nike e Adidas, têm investido em fazer coleções vinculadas a games. Além disso, muitos têm interesse em se vestir respeitando um visual inspirado em skins e avatares. Em 2023, a Louis Vuitton lançou uma linha oficial com o League of Legends. Essa foi marcada como a primeira colaboração de alta costura com um eSport.
Eventos de cosplay, lives e fandoms também atuam ativamente incentivando a presença do “comportamento gamer” nas vestimentas e como marca de identidade. As pessoas se sentem cada vez mais confortáveis em se manifestarem em prol dos seus games preferidos.
Os eSports e a nova juventude digital
Após a regulamentação dos eSports no Brasil, ter acesso a eles ficou mais simples. A geração Z vê nos games uma forma de socializar e se conectar. Desse modo, eles interagem dentro dos games e usam até mesmo uma linguagem própria. Os memes, práticas e tendências dos jogos saem das telas e vão parar na vida real deles.
Hoje, o eSport já é usado como ferramenta de socialização e pertencimento. De muitas formas, games são capazes de incluir e conectar com facilidade. Pessoas de todos os lugares, idades e gênero podem jogar juntos.