Uma advogada identificada apenas como Raivania foi presa nesta quinta-feira (30), após ser flagrada entregando bilhetes a detentos na penitenciária de Alcaçuz. Segundo agentes penitenciários, a advogada estaria levando informações a dois detentos, acusados de envolvimento em crimes.
Após o flagrante, a advogada foi levada à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) para ser autuada em flagrante. A Polícia Civil tem acompanhado denúncias de advogados envolvido com o crime organizado e que estariam ajudando a manter, no comando de facções, pessoas atualmente entregues ao sistema prisional.
Por meio de nota, a OAB do Rio Grande do Norte se manifestou e disse que acompanha o caso. Veja:
NOTA OFICIAL
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) foi informada sobre a detenção de uma advogada suspeita de repassar bilhetes para detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.
A Seccional está acompanhando o caso para salvaguardar e garantir que as prerrogativas da advogada sejam respeitadas. Porém, as questões de mérito serão feitas pela defesa constituída.
A Ordem não compactua com qualquer ação ilícita praticada por quem está nos quadros de inscritos. As denúncias serão apuradas e penalizadas com rigor pelo Tribunal de Ética e Disciplina, assim como determina o Estatuto da Advocacia.
Natal, 30 de junho de 2022