A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (16), um homem de 59 anos condenado por um homicídio cometido há 23 anos. A prisão aconteceu no município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Natal. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17).
De acordo com a PF, o homem — natural de Pernambuco — foi condenado a 18 anos de prisão pelo assassinato de um desafeto, ocorrido em Recife, no ano de 2002.
O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Conforme a sentença, emitida em 2005, o homem fugiu da capital pernambucana após ser pronunciado pela Justiça — ou seja, após o juiz entender que havia provas suficientes para que o caso fosse levado a julgamento pelo Tribunal do Júri.
A prisão foi resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela PF, que localizou o foragido vivendo em Vera Cruz, onde havia fixado residência.
Ainda segundo a Polícia Federal, além da condenação já transitada em julgado, o homem também era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri de Pernambuco, também relacionado a um crime de homicídio.
Após a prisão, ele foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) para realização do exame de corpo de delito. Em seguida, foi custodiado na sede da Polícia Federal, onde permanece à disposição da Justiça.