Os brasileiros consideram que a criminalidade, o tráfico de drogas e a corrupção são os maiores problemas que o país enfrenta atualmente, segundo o levantamento do AtlasIntel/Bloomberg, divulgado nesta terça-feira (2).
A noticia é de LAURA MOLFESE. Cada entrevistado pôde escolher até três opções da lista. Para 62,7% das pessoas, a criminalidade e o tráfico de drogas disparam como o maior problema do Brasil. Na sequência, a corrupção atingiu 59,8%.
Em comparação com novembro de 2024, houve um crescimento de 10 pontos percentuais para a criminalidade e o tráfico, que naquela época somava 53%.
A corrupção aumentou 5 pontos. Em novembro, 55% das pessoas a consideravam como maior problema do Brasil.
Em seguida, aparecem os problemas com a economia e a inflação do país, com 21,9%. O extremismo e a polarização política alcançaram 21,5%.
O enfraquecimento da democracia e o mau funcionamento da justiça, contabilizaram 16,1% e 14,4%, respectivamente.
A lista seque com a degradação do meio ambiente e aquecimento global (10,5%), conservadorismo (10,3%) e a pobreza, desemprego e desigualdade social (10,1%).
Problemas econômicos como o equilíbrio fiscal e gestão de finanças públicas somaram 9,3%. Já os impostos altos e ambientes de negócios chegaram a 8,7%.
O racismo, homofobia, xenofobia e antissemitismo são considerados os maiores problemas para 7,4%.
Para 5,8% os problemas estão na situação da saúde brasileira e para 4,7%, na educação.
A violência policial também tem 4,7% e ameaças externas como guerras e terrorismo tem 3,1%.
São 2% das pessoas que disseram acreditar que o maior problema seria outro. A mudança dos valores tradicionais foi votada por 1,2%.
Por fim, problemas com estradas, portos e aeroportos e a migração e o controle das fronteiras contabilizaram 0,3%, cada.
Foram entrevistados 5.510 brasileiros, por meio do Atlas RDR, um recrutamento digital aleatório, entre os dias 22 e 27 de novembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.