Após dois anos de distanciamento social por causa da pandemia, as aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retornam nesta segunda-feira (28) no formato presencial. Para o retorno são esperados cerca de 40 mil estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação entre novatos e veteranos. Apesar da volta das atividades acadêmicas, o Restaurante Universitário (R.U) ainda passa por adaptações e não será reaberto neste momento.
Os cerca de 2,4 mil professores e 3 mil servidores técnicos também retornarão em sua integralidade. Uma novidade nesse retorno é a exigência do passaporte de vacinação, tendo sido apresentado por meio eletrônico no Sigaa antes do retorno.
A UFRN explicou que o adiamento da reabertura do RU ocorre devido a problemas ocasionados pela pandemia, em que novas demandas e protocolos precisam ser seguidos. Segundo a instituição, os trabalhos foram intensificados nos últimos meses.
Por causa da pandemia, alguns alunos, que já são veteranos em seus cursos, entraram na instituição durante o período de ensino remoto e terão o primeiro contato com as instalações físicas da UFRN no início deste semestre letivo 2022.1.