Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

Brasil vai ajudar produção de alimentos em Cuba, diz Lula

Lula e Paulo Teixeira. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula afirmou nesta terça (30), que seus ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, foram para Cuba para “tentar ver se é possível ajudar a produção de alimentos” na ilha comunista. A informação é do O Antagonista.

“O nosso querido Wellington [Dias] não está aqui porque ele está de férias. Chegou de uma viagem. Ele foi à Cuba com o Paulo Teixeira tentar ver se é possível ajudar a produção de alimento para fortalecer a produção de alimento em Cuba“, disse Lula durante um evento sobre o Plano Safra em Brasília.

Cuba não produz alimentos porque sua agricultura centralizada destruiu toda iniciativa privada, nos anos que se seguiram à Revolução Cubana de 1959.

Propriedades, tratores e máquinas foram tomados pelo Estado.

Pecuaristas passaram a ser obrigados a vender unicamente para o regime.

Hoje, eles são proibidos a abater o gado, sob pena de prisão. A maioria dos cubanos não sabe qual é o sabor de um bife.

Os produtores, então, são obrigados a vender apenas o leite, para o comprador estatal.

Além disso, o país, que é uma ilha no Caribe, praticamente não produz peixe porque não permite que seus habitantes tenham barcos.

A ditadura comunista sabe que, se tiverem barcos, seus habitantes fugirão para a Flórida, nos Estados Unidos.

A fome em Cuba existe e é consequência direta da centralização e do desprezo pelas regras mais básicas de mercado.

Mas Lula insiste que todos os males de Cuba são culpa dos Estados Unidos, e que o Brasil teria alguma obrigação moral de ajudar a ilha.

O ministro Paulo Teixeira divulgou um vídeo no Facebook, direto de Havana, em que cumprimentou o ditador Miguel Díaz-Canel.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado