Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Brasil

Brasil volta a exigir visto de americanos, canadenses e australianos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A partir desta quinta-feira (10), cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltarão a precisar de visto para entrar no Brasil. A medida, anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores, segue o princípio da reciprocidade, uma vez que esses três países continuam exigindo visto de brasileiros. O decreto presidencial que estabelece a exigência foi publicado em maio de 2023, e, segundo o Itamaraty, o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita. A informação é do R7.

A exigência de visto começa a valer um mês após a declaração do ministro do Turismo, Celso Sabino, que, pelas redes sociais, reiterou o posicionamento do governo. Na ocasião, ele afirmou que o Brasil segue em negociações para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência de visto, o que permitiria, em contrapartida, a reciprocidade para os norte-americanos que desejam visitar o país.

Segundo dados da Embratur, o Brasil recebeu em 2024 mais de 728 mil turistas dos Estados Unidos, 96 mil do Canadá e 52 mil da Austrália. A exigência de visto poderá impactar esse fluxo turístico nos próximos meses. A solicitação deve ser feita de forma eletrônica, por meio da plataforma eVisa, e tem o custo de US$ 80,90 — cerca de R$ 479. A permanência máxima autorizada no Brasil será de 90 dias. O governo orienta que os pedidos sejam feitos com antecedência para evitar contratempos ou interrupções de viagem.

Apesar da medida entrar em vigor, um projeto de decreto legislativo aprovado no Senado tenta suspender a exigência. De autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o texto propõe a dispensa de visto para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, a partir da mesma data, 10 de abril. O projeto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados e não teve avanço na tramitação.

No entanto, o Japão já não integra mais a lista de países afetados. Em agosto de 2023, Brasil e Japão firmaram um acordo de isenção recíproca de vistos para viagens de até 90 dias. A medida entrou em vigor em setembro do mesmo ano e tem validade de três anos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado