Uma casa construída em área pública do bairro de Neópolis, na zona Sul de Natal, foi demolida na manhã desta quarta-feira (20). A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com apoio da Guarda Municipal e da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).
A ocupação foi identificada ainda em 2020 e, desde então, o morador recebeu notificações e autuações. Mesmo com a proibição, foram instalados energia e água de forma irregular. Em junho deste ano, a primeira tentativa de demolição não foi concluída porque o ocupante se recusou a deixar o imóvel.
Segundo o supervisor de Fiscalização Urbanística da Semurb, Rana Santos, a ação só foi possível agora porque o imóvel estava desocupado. Ele explicou que desde maio a secretaria executa um cronograma de demolições em todas as regiões da cidade para coibir invasões de áreas públicas.
Até agora, cerca de 42 áreas com ocupações irregulares já foram vistoriadas e também devem ser desocupadas.
A população pode denunciar irregularidades pelo WhatsApp (84) 3616-9829, telefone (84) 3616-9813, e-mail [email protected], de segunda a sexta, das 8h às 14h. Nos fins de semana e feriados, denúncias devem ser feitas pelo 190 (CIOSP).