A Justiça da Itália adiou para esta quinta-feira (12/2) a decisão sobre extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. A ação é julgada pela Corte de Apelação de Roma. A bolsonarista está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, na capital italiana, desde julho de 2025.
A noticia é do portal METRÓPOLES. A Corte retomará a audiência nesta quinta às 14h (horário local, 10h em Brasília). Faltam falar um dos advogados de Zambelli e o advogado escalado pela Advocacia-geral da União (AG) para acompanhar o caso na Itália, Alessandro Gentiloni.
Nesta quarta, a defesa de Zambelli já adiantou que, caso a decisão da Corte seja pela extradição, será apresentado recurso junto à Corte de Cassação italiana (Corte Suprema di Cassazione), que é o tribunal de última instância na Itália.
Nessa terça-feira (10/2), a mesma Corte negou o pedido da defesa de Zambelli para trocar os juízes que analisam o pedido de extradição. A defesa da ex-deputada alega “evidências de parcialidade” dos magistrados.
O julgamento de Zambelli já foi adiado pela Corte de Apelação de Roma quatro vezes. O Metrópoles apurou com advogados da ré que há pouca esperança de que o pedido de extradição seja negado. A defesa afirmou ainda que deve recorrer caso a decisão determine o retorno da ex-parlamentar ao Brasil.
Zambelli está detida em Roma após ser condenada em dois processos no Brasil, ambos com trânsito em julgado — ou seja, quando não cabe mais apresentação de recurso. São as seguintes penas e tipificações:
-10 anos e 8 meses de prisão, como autora intelectual da invasão hacker do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
-5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, pelo caso em que perseguiu um homem na rua e apontou uma arma para ele, pouco antes das eleições de 2022.