Lyane Ramalho Cortez. Essa é a servidora cotada para assumir a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), substituindo Cipriano Maia. A informação foi divulgada pela jornalista Thaisa Galvão na tarde desta terça-feira (27), quando foi revelado também que Cipriano não deve deixar o cargo em janeiro e sim em abril de 2023.
Para quem não lembra, Lyane Ramalho Cortez assumiu a Secretaria Adjunta da Sesap em setembro do ano passado, logo após a Operação Lectus, da Polícia Federal, que apurou irregularidades na gestão da saúde pública durante a pandemia. A operação resultou na exoneração de Maura Sobreira, então adjunta, e Lyane assumiu o lugar dela.
Antes, a funcionária ocupava o cargo de Subsecretária de Gestão das Regiões e Redes de Atenção da Sesap e teria sido escolha da própria Maura para o cargo após a saída dela.
SAÍDA DE CIPRIANO
Já tendo comunicado a governadora Fátima Bezerra (PT) que não ficará no cargo para um novo mandato, Cipriano Maia deve deixar completamente a Sesap só em abril do próximo ano, quando termina o segundo biênio do atual comando do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. A partir daí, Cipriano deixaria a Sesap e assumiria o Conselho.
OPERAÇÃO LECTUS
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagraram a Operação Lectus em agosto de 2021, com o objetivo é apurar irregularidades na contratação, pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP), de empresa para implantação de leitos de UTI no Hospital Central Coronel Pedro Germano da PM e no Hospital Dr. João Machado, em Natal (RN).