Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Esporte

Críticos de estrangeiros, Leão e Oswaldo treinaram times asiáticos

Foto: Reprodução / Instagram / CNN Brasil

Os currículos de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira tem diversas passagens pelos principais clubes brasileiros, o que levou ambos para atuação internacional.

A informação é da CNN. Apesar da atuação dentro e fora do território nacional, nesta terça-feira (4), e com a presença de Carlo Ancelotti no mesmo palco do 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, ambos afirmaram que são contra a contratação de treinadores estrangeiros nos times e na Seleção Brasileira.

Ancelotti rebateu críticas e afirmou que o treinador brasileiro tem uma “figura fraca” na Europa ao explicar a falta de reciprocidade na contratação de brasileiros além mar.

O Leão nipônico/catari

Ex-goleiro histórico do Palmeiras e Corinthians e campeão do mundial com a Seleção de Pelé e companhia na Copa de 1970, Emerson Leão conquistou títulos como treinador do Sport, Atlético-MG, Santos e São Paulo, além de treinar a Verde e Amarela entre 2000 e 2001.

Com passaporte em mãos, foi durante os anos de 1990 que Leão teve sua primeira experiência como treinador no Japão. O trabalho “nipônico” no Shimizu S-Pulse, em 1992, lhe rendeu o título da Copa Kanagawa. Em 1996, ainda na terra do sol nascente, ele tornou-se treinador do Verdy Kawasaki e levou o time à conquista da Copa do Imperador.

Em 2005, Leão teve a sua terceira passagem pelo futebol japonês com o Vissel Kobe, sem títulos. Insistente na Ásia, ele foi treinador do Al-Sadd, do Catar, em 2008

Oswaldo com salários pagos em rial catari ou iene japonês?

Um dos treinadores mais importantes da história do Corinthians, vencedor do Mundial de Clubes da Fifa de 2000, e com passagens pelo Vasco, Fluminense, São Paulo e Flamengo, Oswaldo de Oliveira fez uma rota rumo ao oriente em caminho semelhante ao de Leão.

Em 2005, Oliveira foi anunciado como comandante do Al-Ahli, do Catar, em seu primeiro trabalho como estrangeiro. Ele não conquistou títulos.

Dois anos depois, ele chegou ao Kashima Antlers e venceu o título nacional. Em 2008 e 2010, o Antlers conquistou a Copa do Imperador com Oswaldo de Oliveira. O brasileiro saiu do clube em 2011.

De volta ao Catar, Oliveira foi contratado pelo Al-Arabi, em 2017. No ano seguinte, o treinador voltou ao Japão para orquestrar o Urawa Red Diamonds e vencer mais uma Copa do Imperador. Ele foi demitido do clube em 2019.

Entenda a polêmica

Carlo Ancelotti passou por um momento constrangedor nesta terça-feira (4). No 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, o treinador da Seleção Brasileira viu Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira discursaram contra a presença de técnicos estrangeiros no Brasil.

Ex-goleiro e ex-treinador, campeão do mundo com a Seleção em 1970, Leão fez um discurso polêmico durante o evento, que tinha como intenção ser uma cerimônia de reconhecimento. Apesar de se mostrar contra a contratação de estrangeiros, o ex-técnico apontou os próprios treinadores como "culpados".

"Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Antes eu falava que eu não suportava, não suportaria treinadores (estrangeiros). Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado. Nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso", disse Leão.

Já na reta final de seu discurso, Leão ainda desejou "boa sorte" para Carlo Ancelotti, além de pedir desculpas ao italiano pelo discurso.

"Me desculpe, mas vale a pena. Você tem tudo para se tornar uma pessoa muito importante para os brasileiros. Então, boa sorte no seu futuro. Boa sorte para você também", findou Leão.

Quem também se mostrou contra os estrangeiros trabalhando no Brasil foi Oswaldo de Oliveira. Em sua fala, o treinador com passagem marcante por diversos clubes, como Corinthians, Santos, São Paulo e Kashima Antlers, revelou que quer um brasileiro no comando da Seleção.

"Quando o Ancelotti for embora depois de ser campeão, tomara que volte um treinador brasileiro ao comando da Seleção Brasileira", bradou Oswaldo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado