O relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar, denunicou as irregularidades praticadas pelos bancos com relação aos consignados dos aposentados e pensionistas. Entre os citados, está a Crefisa, que é da presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
"Vejam que vocês, esta CPMI, blindou", afirmou Alfredo Gaspar, durante depoimento do presidente do INSS, Gilberto Waller.
O relator da criticou a exclusão de instituições financeiras da linha central de investigação e afirmou que houve blindagem ao PicPay durante a análise dos contratos e produtos operados no âmbito do INSS.
Segundo o parlamentar, o produto conhecido como Vale Mais foi operado exclusivamente por uma instituição financeira: o PicPay.
Gaspar questionou a decisão do INSS de rescindir o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a empresa e afirmou que a justificativa apresentada não afasta a necessidade de investigação: “Esse produto só foi operado por uma instituição. O nome dela é PicPay”, afirmou o relator durante a sessão da CPMI.
De acordo com Gaspar, o ACT do PicPay foi rescindido sob a alegação de que o acordo tratava apenas da operacionalização do Vale Mais, sem envolver crédito consignado. Para o relator, essa explicação não elimina os indícios de irregularidades.