Se a Copa do Nordeste de 2025 teve cinco clubes na Série A, um recorde histórico, a edição de 2026 terá apenas um. O Vitória é o único participante presente na elite nacional. E o Bahia? Pelo novo regulamento da competição regional, clubes com classificação às copas internacionais, tanto a Libertadores quanto a Sul-Americana, não podem disputar o Nordestão. Assim, mesmo sendo o atual campeão, o Bahia está fora. Afinal, o tricolor baiano se classificou novamente à Libertadores e acabou abrindo a vaga, que caiu no colo da Juazeirense. Portanto, a lista de participantes da Copa do Nordeste de 2026 está fechada. A matéria é do colunista Cassio Zirpoli.
Com receita maior, Vitória larga como favorito
Com a exclusão da fase preliminar, a Lampions começará já na fase de grupos, que passou de 16 para 20 clubes. Os estados da Bahia e do Ceará têm direito a três times, enquanto os outros sete estados contam com dois representantes, cada – essa divisão segue o Ranking da CBF de 2026, que ainda será divulgado. Com os rebaixamentos de Ceará, Fortaleza e Sport, que devem sofrer reduções drásticas em suas receitas, o Vitória larga como favorito ao título, que não vem desde 2010. O último orçamento do leão baiano foi de R$ 240 milhões.
Lembrando que os clubes obtiveram as vagas através dos campeonato estaduais, exceção feita às vagas extras de CE e BA, geradas pelo Ranking Nacional de Clubes. Com isso, algumas forças tradicionais ficaram de fora, além do próprio Bahia. Ex-campeões, Campinense (2013), Santa Cruz (2016) e Sampaio Corrêa (2018) não conseguiram se classificar. Essa reformulação do Nordestão foi anunciada pela da CBF em 1º de outubro.
Além da polêmica regra sobre torneios da Conmebol, o Nordestão mudou de período. Deixou de chocar com os Estaduais e agora será realizado paralelamente ao Campeonato Brasileiro, cujo início foi antecipado em 2026. Com dez datas, a disputa irá de 25 de março a 7 de junho. Sobre o novo regulamento, agora são quatro grupos de cinco times. Com jogos entre os grupos, a primeira fase terá cinco rodadas. Avançam os dois melhores de cada, com o mata-mata tendo quartas de final (jogo único), semifinal (ida e volta) e final (ida e volta).
Bahia já havia ficado ausente nesta condição
Na história da Lampions, apenas três campeões não defenderam o título no ano seguinte. A primeira vez foi em 2003. Então bicampeão em 2001/2002, o Bahia não quis disputar a edição marcada pela cisão desencadeada pela CBF. Assim, acabou sendo um torneio esvaziado, apesar de essencial na ação judicial que anos depois resultou na volta oficial.
O retorno do Nordestão aconteceu em 2013, cuja “orelhuda” ficou com o Campinense. Porém, o clube não se classificou para a edição seguinte porque não chegou à final do Estadual do mesmo ano. Os finalistas do Paraibano foram os rivais Botafogo (campeão) e Treze (vice). Ainda que o campeão nordestino não tenha tido vaga automática posteriormente, e acho que deveria, os outros vencedores campeões conseguiram a vaga regional. Assim como o Bahia, que acaba ficando de fora em 2026 por outro motivo.
A seguir, confira os prováveis classificados à Copa do Nordeste de 2026 e a origem de cada vaga, sendo 18 pelos Estaduais de 2025 e 2 pelo Ranking de 2026. Ainda vale pontuar que o modelo econômico da competição segue em negociação, incluindo a venda de todos os pacotes de transmissão na TV. A edição de 2025, vencida pelo Baêa, distribuiu R$ 51 milhões.
3 representantes do Ceará
Campeão: Ceará (21ª participação)
Vice: Fortaleza (18ª participação)
Ranking: Ferroviário (8ª participação)*
* O Maracanã alega ter a vaga pela 3ª colocação no Estadual
3 representantes da Bahia
Vice: Vitória (22ª participação)
3º lugar: Jacuipense (4ª participação)
Ranking: Juazeirense (8ª participação)*
* O Atlético alega ter a vaga pela 4ª colocação no Estadual
2 representantes de Pernambuco
Campeão: Sport (19ª participação)
Vice: Retrô (5ª participação)
2 representantes de Alagoas
Campeão: CRB (22ª participação)
Vice: ASA (7ª participação)
2 representantes do Rio Grande do Norte
Campeão: América (21ª participação)
Vice: ABC (21ª participação)
2 representantes do Maranhão
Campeão: Maranhão (3ª participação)
Vice: Imperatriz (4ª participação)
2 representantes da Paraíba
Campeão: Sousa (6ª participação)
Vice: Botafogo (22ª participação)
2 representantes de Sergipe
Campeão: Confiança (18ª participação)
Vice: Itabaiana (7ª participação)
2 representantes do Piauí
Campeão: Piauí (2ª participação)
Vice: Fluminense (4ª participação)