Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Pref Mossoro_Estacao Natal_1300x250px (1).png

Cidades

Dezembro Vermelho: duas novas unidades iniciam dispensação da PrEP em Natal

Distribuição gratuita da PrEP em Natal | SMS
BANNER -natal em natal -  1.820 X 400 PX.png

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal amplia a dispensação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para dois novos locais no município. As Unidades de Saúde Mirassol e Felipe Camarão III passam a ofertar a profilaxia à população, somando cinco serviços responsáveis pela distribuição do medicamento, que auxilia na prevenção ao HIV e à Aids.

A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais orais que ajudam a bloquear a infecção pelo vírus HIV no sistema imunológico. O uso da profilaxia é indicado para pessoas sem infecção pelo vírus, sexualmente ativas, que apresentem contextos de risco para a aquisição do HIV, com idade a partir de 15 anos e peso corporal igual ou superior a 35 quilos.

Em Natal, cerca de 500 pessoas estão cadastradas e fazem uso da profilaxia. Com a ampliação dos pontos de dispensação, a expectativa é aumentar o acesso ao medicamento entre os munícipes. “Este ano conseguimos abrir mais duas unidades para ampliar esse serviço. É uma oferta importante, principalmente para a população mais vulnerável à infecção pelo HIV, que poderá se prevenir de forma mais efetiva”, explica Tayane Oliveira, responsável técnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal. Ela reforça que o medicamento deve ser utilizado em conjunto com outras estratégias de prevenção combinada, como o uso de preservativos, já que a PrEP não protege contra outras ISTs.

O farmacêutico da Unidade de Saúde de Mirassol, Diego Dantas Almeida, destaca o impacto da ampliação do serviço na região. “Já existiam outros serviços que ofertavam o medicamento em Natal, mas no Distrito Sul não havia nenhum. Agora, as pessoas do território poderão se beneficiar desse atendimento”, afirma.

Durante todo o ano, os serviços de saúde do município realizam ações de prevenção e combate às doenças, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, realização de testes rápidos para detecção de ISTs e oferta de tratamento para sífilis.

A iniciativa integra a Campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar a atenção da população para as medidas de prevenção, assistência e enfrentamento ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de combater a discriminação e promover os direitos das pessoas que convivem com essas condições.

Locais de referência para distribuição da PrEP em Natal

Unidade de Saúde Vale Dourado
Localizada na Rua Irmã Vitória, nº 706, bairro Nossa Senhora da Apresentação.
O agendamento pode ser feito pelo endereço eletrônico: https://abre.ai/triagemprep-usfvaledourado

Os atendimentos presenciais acontecem às quartas e sextas-feiras, após marcação pelo site.

Unidade de Saúde Panatis
Localizada na Rua Milton Servita de Brito, nº 994, Conjunto Panatis II, bairro Potengi.
Os atendimentos ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, após agendamento prévio, que pode ser realizado presencialmente na unidade, pelo e-mail [email protected]
 ou pelo WhatsApp (84) 93232-8221.

Unidade de Saúde Alecrim
Localizada na Rua Fonseca e Silva, nº 935, bairro Alecrim.
Os agendamentos são realizados presencialmente, de segunda a sexta-feira.
Os atendimentos acontecem às terças, quartas e sextas-feiras.

Unidade de Saúde Felipe Camarão III
Localizada na Rua Arco-Íris, nº 500, bairro Felipe Camarão.
Os agendamentos acontecem de segunda a sexta-feira na unidade, com acolhimentos às segundas e quartas-feiras.

Unidade de Saúde Mirassol
Localizada na Rua das Violetas, nº 676, conjunto Mirassol, bairro Capim Macio.
Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, com atendimentos às terças e quintas-feiras, no período da manhã.

Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

Outro aliado no combate ao HIV é a Profilaxia Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, ISTs e Hepatites Virais (PEP). O medicamento é indicado para reduzir o risco de infecção após uma exposição potencial ao vírus, como casos de violência sexual, relação sexual desprotegida, acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes ou contato com material biológico. A medicação deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição.

Para ter acesso à PEP, o munícipe pode procurar um dos serviços que funcionam 24 horas:

• UPA Esperança – Av. Paraíba, 214, Cidade da Esperança
• UPA Pajuçara – Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, 3393, Pajuçara
• UPA Potengi – Av. Senhor do Bonfim, s/n, Potengi
• UPA Satélite – Av. dos Xavantes, 1228, Pitimbu – Cidade Satélite
• Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP) e Centro Abraçar – Rua Coronel Joaquim Manoel, nº 654, Petrópolis (gestantes, crianças e adolescentes em acolhimento)
• Maternidade Leide Morais – Av. das Fronteiras, s/n, Nossa Senhora da Apresentação (gestantes)
• Unidade Mista Mãe Luiza – Rua João XXIII, s/n, Mãe Luiza

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado