Com informações do Blog do Dina. A pretensa comitiva do Governo do RN para a COP30 estava de malas prontas mas algumas desistências tiveram de ser contabilizadas depois de um imbróglio: o primeiro era o preço das diárias pagas a quem se dispusesse a aí: 400 dólares. R$ 5.400 por dia. Em 14 dias, seriam quase 30 mil reais por pessoa.
O valor de 400 dólares foi obtido pelo Blog do Dina com fontes com acesso às transações e as conversas. Conforme apuramos, no entanto, o Gabinete Civil vetou os pagamentos e passou a coordenar uma forma de conseguir hospedagem junto ao governo federal. Até o fechamento desta matéria não havia confirmação de que tal apoio havia se confirmando.
Também conforme apuramos, a determinação da governadora havia sido para que quem for à CPO30 gozará de diária normal, que é de até R$ 400 reais.
Esse impasse contribuiu para o encurtamento dos dias em Belém. A comitiva que já deveria estar lá está prevista para partir amanhã.
Em email enviado à organização do evento em 24 de outubro, o gabinete de Fátima cobrava as credenciais da gestora e revelava os seguintes nomes:
Maria de Fátima Bezerra — Governadora do Rio Grande do Norte
Daniel Cabral de Oliveira — Secretário de Comunicação Social do Governo do RN
Michelle Ferret Badiali — Coordenadora Geral da Assessoria de Comunicação do Governo do RN
Emilia Dalva do Vale Casanova
Marina Melo Alves
Laíssa da Costa Ferreira
Diego Pereira Negrellos
Além deles, o blog ainda confirmou a ida do diretor do Idema, Werner Farkatt. Outra troca de emails obtida pelo blog revela que a procuradora Gilka da Mata estaria no grupo. Nesse email consta o valor da cobrança de 200 dólares para quem iria se hospedar em algum dos cruzeiros locados pelo Governo Federal.