Estudantes, trabalhadores e jovens ocuparam, neste sábado (11), o prédio da antiga Casa da Estudante Feminina Nísia Floresta, localizado na Rua Largo Junqueira Aires, nº 528, no bairro Cidade Alta, em Natal. O ato cobra a retomada da moradia estudantil feminina no espaço.
Segundo vídeos divulgados pelos manifestantes, participam da ocupação integrantes do Movimento Correnteza, Movimento Rebele-se, Movimento de Mulheres Olga Benário e Movimento Corrente Revolucionária, ligado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Os participantes afirmam que o prédio passou por uma reforma superior a R$ 400 mil, mas estaria sem cumprir sua função de moradia estudantil há anos. De acordo com o movimento, o imóvel tem capacidade para abrigar até 72 estudantes do ensino médio e superior, principalmente jovens vindas do interior do estado.
As manifestantes alegam que o fechamento da unidade compromete a permanência de mulheres na educação e informaram que pretendem permanecer no local até que suas reivindicações sejam discutidas pelo poder público.
Em nota, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que o imóvel não está abandonado e que já possui destinação pública definida. Segundo o Estado, o espaço será transformado na Casa da Juventude Potiguar, equipamento que integra o Projeto CAIS Juventudes e que está em fase de organização e preparação para iniciar um novo ciclo de funcionamento voltado à promoção de oportunidades, cidadania e inclusão para a juventude potiguar.
O Executivo estadual informou ainda que acompanha a ocupação desde os primeiros relatos sobre a possibilidade de entrada no imóvel e que, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), mantém diálogo com os movimentos envolvidos na tentativa de construir uma solução consensual e pacífica para o caso.
Foto: Lilith e Ana Beatriz Sá