Uma ação conjunta da Polícia Civil do Rio de Janeiro frustrou, neste domingo de Páscoa (20/4), um assassinato que estava sendo planejado por uma organização criminosa virtual. Três homens foram presos em uma operação que contou com agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), da 19ª DP (Tijuca), da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A notícia é do Portal Metrópoles. De acordo com as investigações, o grupo pretendia matar um homem em situação de rua e transmitir o crime ao vivo pela internet em troca de dinheiro. A vítima foi salva após uma ação rápida articulada com o Ciberlab da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Os mandados foram cumpridos nos bairros de Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, e Bangu, na Zona Oeste. Os suspeitos são apontados como líderes e executores da comunidade criminosa, que se articulava por meio da plataforma Discord.
O grupo promovia e compartilhava conteúdos violentos, como maus-tratos a animais, incitação ao estupro virtual, racismo, automutilação e discursos de ódio contra mulheres, negros e adolescentes — tudo sob a justificativa de “entretenimento”.
Um dos presos, segundo a polícia, se apresentava publicamente como ativista ambiental e chegou a participar de eventos internacionais, o que causou perplexidade entre os investigadores.