O Instagram encerra nesta terça-feira (14) os filtros de realidade aumentada (RA) para Stories criados por terceiros. A decisão, anunciada pela Meta, dona da rede social, ocorreu inicialmente em 27 de agosto de 2024.
Com isso, a plataforma de criação desses efeitos, chamada de Meta Spark, também será finalizada. Apenas os filtros criados pela própria Meta estarão disponíveis para os usuários. A alteração também vale para Facebook e Messenger.
"Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros – incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA – não estarão mais disponíveis a partir desta data", disse a Meta em comunicado.
"[A partir de 14 de janeiro] os usuários não verão mais efeitos RA de terceiros ao acessar a câmera do aplicativo]", afirma a empresa em seu FAQ sobre a mudança.
Os criadores ainda podem baixar seus filtros no Meta Spark até hoje. Se o programa já estiver fora do ar para você, basta fazer o download pela Central de Contas.
A big tech não deu muitos detalhes sobre a decisão, mas disse que ela é necessária para que eles possam priorizar outros produtos que "atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais".
O Meta Spark foi lançado há sete anos e era usado por empresas e criadores de conteúdos para a criação de filtros personalizados de realidade aumentada que ficam disponíveis nas plataformas da Meta. Com informações de g1.