Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Esporte

Jogadores terão avatar criado por IA para lances de impedimento com VAR na Copa do Mundo 2026

Foto: Divulgação / Fifa

A Fifa anunciou nesta quarta-feira que terá uma série de inovações tecnológicas na Copa do Mundo de 2026, impulsionadas por inteligência artificial (IA), que prometem colaborar para a arbitragem, a análise dos jogos e o engajamento dos torcedores.

A informação é do ge. Uma dessas inovações é a criação de avatares dos jogadores da Copa, em 3D, com inteligência artificial, para serem usados em lances de impedimento com revisão do sistema de árbitro de vídeo (VAR). Essa tecnologia já havia sido testada na última Copa Intercontinental, no jogo entre Flamengo e Pyramids.

Os avatares 3D de jogadores ajudarão na tecnologia semiautomática de impedimento, e os atletas serão escaneados digitalmente. Outra tecnologia prometida é a versão atualizada da transmissão a partir da visão do árbitro de campo.

As inovações tecnológicas foram apresentadas pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante evento realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, em colaboração com a empresa Lenovo, multinacional chinesa de tecnologia. A Lenovo é a parceira oficial da Fifa para a tecnologia na Copa do Mundo de 2026 e a Copa do Mundo Feminina de 2027 (no Brasil).

— A Copa do Mundo em 2026 será o maior show no planeta Terra. Sete milhões de pessoas irão a 104 jogos, dezenas de milhões de torcedores viajarão à América do Norte para sentir o clima da Copa, seis bilhões de pessoas assistirão de casa, e o mundo vai parar — declarou Infantino.

A Copa do Mundo de 2026 será realizado no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil estreia no dia 13 de junho, contra o Marrocos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado