Diante do aumento da criminalidade em Natal, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei nº 611/2022, que cria o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento no município. A iniciativa busca integrar a população e o poder público no combate à violência, facilitando a elucidação de crimes e fortalecendo a segurança na capital potiguar.
Apesar de Natal apresentar uma taxa de homicídios menor que outras capitais do Nordeste — 10,82 homicídios por 100 mil habitantes — crimes como assaltos e furtos seguem preocupando moradores e turistas. A proposta do vereador permite que condomínios, comércios, bancos e cidadãos compartilhem imagens de suas câmeras de vigilância com a Prefeitura, ampliando a cobertura de monitoramento e auxiliando as forças de segurança.
“A ideia é criar uma rede de proteção. Moradores e empresas poderão colaborar voluntariamente, fornecendo imagens para um centro de monitoramento, que auxiliará investigações e ações das polícias civil e militar”, explicou Kleber Fernandes.
O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e agora aguarda a sanção do prefeito Paulinho Freire. Entre os vereadores que subscreveram a proposta estão Daniel Rendall (Republicanos), Pedro Henrique (PP), Robson Carvalho (União Brasil) e Cláudio Custódio (PP).