O Ministério das Relações Exteriores informou que o presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone por 40 minutos nesta terça (2). A informação é do O Antagonista.
Em nota, o Itamaraty afirmou que os dois líderes tiveram uma “conversa produtiva” sobre temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira (2), às 12h de Brasília, para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Numa chamada que durou 40 minutos, ambos tiveram uma conversa muito produtiva e trataram de temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado.”
Lula destacou que ainda existem outros produtos sujeitos a tarifas que precisam ser discutidos, e reforçou o interesse do Brasil em avançar rapidamente nessas negociações.
“Lula indicou ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações.”
Combate ao crime organizado
Segundo o Itamaraty, Lula “ressaltou a urgência em reforçar a cooperação com os EUA para combater o crime organizado internacional.”
“Destacou as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior. O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas.”
Os dois presidentes concordaram em voltar a conversar em breve sobre o andamento dessas iniciativas.