Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Cidades

Natal lidera ranking nacional de eficiência na gestão pública

IMG_9868.jpeg

Foto: Magnus Nascimento/Secom

Natal (RN) alcançou o 1º lugar entre todas as capitais brasileiras no indicador “Custo da Função Administrativa” do Ranking dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo, baseado em dados do Tesouro Nacional, avalia o quanto as prefeituras conseguem gerir bem os recursos públicos, medindo a eficiência e o equilíbrio na aplicação do dinheiro em serviços essenciais.

Com nota máxima (100 pontos), a capital potiguar superou cidades como Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O levantamento mostra que Natal tem a melhor relação entre custo administrativo e receita líquida, ou seja, gasta menos com a máquina pública e mais com o cidadão. Entre as capitais nordestinas, a diferença é grande: enquanto Natal lidera, Fortaleza aparece apenas na 188ª posição.

O prefeito Paulinho Freire (União) comemorou o resultado e atribuiu o desempenho ao planejamento e à transparência na administração. “Estamos organizando a gestão e as finanças do município com foco em resultados. Esse reconhecimento mostra que Natal está no caminho certo: gastar melhor, valorizando o servidor e melhorando a vida da população”, afirmou.

Segundo o secretário de Administração, Brenno Queiroga, medidas de inovação e economia, como a implantação do SPID — sistema que substitui veículos locados por transporte sob demanda —, ajudaram a alcançar a liderança. “A iniciativa deve gerar uma economia anual de até R$ 10 milhões e modernizar a mobilidade interna da Prefeitura”, destacou.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado