Pacientes esperaram por até quase 6 horas para conseguirem retirar os medicamentos nesta segunda-feira (20) na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal. A Unicat é o núcleo de assistência farmacêutica do governo do RN.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), a quem a Unicat é vinculada, a demora ocorreu por conta de uma instabilidade no sistema interno do órgão.
Uma das pessoas afetadas nesta segunda foi a dona de casa Marileide Alcântara, moradora do Planalto, na Zona Oeste de Natal. Ela esperou mais de 5 horas por um medicamento para a mãe, de 89 anos, que tem problemas renais.
"Muita espera. 1h agente já acha muito, imagine 5h. A gente perde o dia dentro da Unicat esperando ser chamada sua vez", disse.
A repositora Francileide Melo saiu de Parnamirim e esperou cerca de 4 horas pelo atendimento. "Eu acho isso muito desumano com o ser humano. Se você pega uma ficha preferencial, é pra ser atendido logo", lamentou.
Já a agricultora Edinete Pedro da Silva viajou até Natal saída de João Câmara, cidade a aproximadamente 80 quilômetros, e esperou das 9h até 15h para ser atendida.
"Várias horas epserando. Tem muita gente. E o sistema está lento demais", disse.
A Unicat atende cerca de 80 mil pessoas por mês, segundo a Sesap. Informação do G1.