A paisagem do Morro do Careca está mudando ao longo do tempo devido a erosão. Está perceptível que a Areia do morro vem descendo com mais frequência e os fatores, conforme apontam alguns especialistas no assunto, são provocados pelo avanço do mar.
Conforme foi noticiado pelo G1 RN, a área é de proteção ambiental há 25 anos. Por isso, é proibido subir na área da duna. Apesar de haver placas sinalizando a proibição, na área restaram, praticamente, só as estacas.
Nas base do Morro do Careca é possível perceber a formação de falésias, algumas com até 3 metros de altura. De acordo com especialistas, o cartão postal de Natal já perdeu cerca de 5% de sua areia, que acabou sendo levada pelo mar.
"Se nada for feito, a gente pode ter esse ponto de identidade visual perdido. O processo de erosão marinha ocorre em função de mudanças climáticas globais. O mar avança, começa a remover mais areia da praia", afirma Rodrigo de Freitas, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ainda segundo o professor do Departamento de Geografia da UFRN, o desgaste na parte de baixo do morro traz risco para os banhistas de um possível desmoronamento das falésias.
Para ele, o processo de engorda da praia poderia fazer com que as ondas deixassem de atingir a base do morro, o que evitaria o desgaste e a erosão no local.
Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), no local, está havendo fiscalização para evitar ações de vandalismo ou a subida no morro.
Foto: Sérgio Henrique Santos/InterTV Cabugi.