A Polícia Federal cumpriu, neste domingo (13), 30 mandados de prisão contra candidatos que estavam realizando a prova da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a corporação, os suspeitos eram foragidos da Justiça.
Os agentes realizaram as prisões nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com a PF, o cumprimento das medidas "se deu de forma a não causar qualquer tumulto ou atrapalhar a concentração dos participantes do certame".
Conforme a Secretaria Estadual de Segurança (SESED), no Rio Grande do Norte o balanço da operação do Enem não registrou nenhuma ocorrência. Situação diferente de 2022, em dois foram presos enquanto iam fazer a prova. A ação contou com reforço especial de 1,4 mil policiais militares.
A ação da PF faz parte da Operação Integridade e Logística, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em cooperação com outros órgãos de segurança.