Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Política

Prefeito de Sorocaba é alvo de operação da PF

PREFEITO DE SOROCABA

A Polícia Federal (PF) apreendeu uma grande quantia em dinheiro em espécie, armas de diversos calibres e um carro de luxo durante a operação “Copia e Cola”, deflagrada nesta quinta-feira (10). A ação tem como alvo o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos). A matéria é Elijonas Maia e João Rosa da CNN.

A operação tem o objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos da área da saúde. Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão.

Apesar de uma das casas do prefeito ter sido alvo das buscas, os materiais apreendidos não foram encontrados na residência de Manga.

Em relação às armas, todas foram encontradas na casa de um dos empresários alvo da operação. Segundo apuração da CNN, apesar de serem registradas legalmente, a quantidade e o alto poder de fogo chamaram a atenção dos agentes da Polícia Federal. As armas serão periciadas, caso a legalidade seja confirmada, poderão ser devolvidas.

Já o carro apreendido é um veículo de luxo da marca Porsche, modelo 911 Carrera, avaliado em mais de R$ 800 mil.

As buscas ocorreram em diversas cidades paulistas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, além de um mandado cumprido em Vitória da Conquista, na Bahia.

Operação

A investigação começou em 2022, após indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por gerir serviços de saúde em Sorocaba. A PF apura também possíveis crimes de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias suspeitas.

Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 20 milhões e proibiu a OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.

Os investigados podem responder, conforme suas condutas, pelos crimes de:

- Corrupção passiva e ativa

- Lavagem de dinheiro

- Peculato

- Contratação direta ilegal

- Frustração do caráter competitivo da licitação

Prefeito

Rodrigo Manga ficou conhecido nacionalmente com vídeos nas redes sociais, nos quais apresenta projetos e ações de sua gestão à frente da prefeitura de Sorocaba. Seus conteúdos somam milhões de visualizações.

Na semana passada, o prefeito afirmou que pretende se lançar candidato à Presidência da República em 2026, caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), opte por disputar a reeleição estadual.

Prefeitura de Sorocaba cita “forças ocultas”

Em nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação de Sorocaba, o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), citou “forças ocultas” ao comentar sobre os mandados da operação da Polícia Federal. Veja a nota na íntegra:

A investigação da Polícia Federal envolvendo uma OS (Organização Social) acontece em 13 cidades, tais como São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, entre outras, sendo Sorocaba uma delas. Nesse sentido, está havendo plena colaboração com as autoridades, para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, o mais brevemente possível.

Vale destacar que a operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do Estado de São Paulo e presidente do Brasil. Não é a primeira vez na história que vemos “forças ocultas” se levantarem contra representantes que se projetam como uma alternativa ao sistema e dão voz ao povo.

Recentemente, por exemplo, Rodrigo Manga entrou em embates contra o aumento de impostos de alimentos básicos, combustíveis e remédios, bem como a criação de novos pedágios.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado