Samir Xaud, presidente da CBF, rebateu declarações de Abel Ferreira sobre a arbitragem na reta final do Campeonato Brasileiro. O treinador do Palmeiras, em entrevista após a derrota para o Grêmio, afirmou que "muita coisa mudou" após o polêmico clássico contra o São Paulo. A matéria é do ge.
– Não vivo de "ses". Se o pênalti fosse marcado, o jogo tinha ficado 3 a 3 ou 4 a 3, mas depois deste pênalti muita coisa mudou. Nomeadamente o árbitro desta competição ficou pendurado, será que outros árbitros não ficaram com medo? – disse Abel.
O presidente da entidade máxima do futebol brasileiro questionou a declaração do treinador palmeirense quando questionado na Summit CBF Academy.
– A gente vê em cada rodada as falas mudam, as opiniões mudam, quando há um erro que favorece a equipe ninguém fala, quando há um erro que desfavorece e falo, então para mim é muito natural, acho que os erros acontecem, mas a gente está trabalhando para melhorar todo o nosso futebol e também melhorar nossa arbitragem – disse Samir Xaud.
No evento que debate ações e melhorias no futebol brasileiro, Samir Xaud confirmou o início da operação do impedimento semiautomático no início do próximo ano e avanço no processo de profissionalização da arbitragem no Brasil.
A reclamação de Abel Ferreira se refere ao clássico disputado no dia 5 de outubro, o Palmeiras perdia para o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi, quando Tapia caiu na área após choque com Allan. Apesar da reclamação tricolor, o árbitro Ramon Abatti Abel optou por mandar o jogo seguir, decisão corroborada pelo VAR, Ilbert Estevam.
O juiz da partida levou um gancho de quase um mês e na semana passada foi punido com 40 dias de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), junto de Ilbert Estevam.
Com a derrota para o Grêmio, o Palmeiras parou nos 70 pontos, e o Flamengo chegou aos 75, após empatar com o Atlético-MG. Restando seis pontos em jogo, o Verdão teria que vencer os dois jogos e torcer para que o adversário faça apenas um ponto nos dois jogos finais para ser campeão.
Samir Xaud ainda comentou sobre a final da Libertadores entre os dois times brasileiros que será disputada no próximo sábado, em Lima.
– É uma satisfação muito grande. Eu acredito que é a prova, mostra para o mundo que o futebol brasileiro é um futebol forte, principalmente para o futebol sul-americano. A gente já vem nessa sequência de finais disputada por brasileiros. Eu fico muito feliz. Estou ansioso para ver um grande jogo de futebol. Hoje as duas melhores equipes do Brasil estão aí até então disputando o Campeonato Brasileiro. Estão na final de Libertadores e que vença o melhor, que eles possam fazer um grande jogo lá dentro do campo de Lima e amanhã estarei me dirigindo para lá para acompanhar de perto esse jogo – finalizou o dirigente.