Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Brasil

Quanto custa robô que pode lavar, dobrar e passar suas roupas

Tecnologia em desenvolvimento na Meta poderá servir como cérebro para robôs como este, que pedi para uma IA geradora de imagens criar  (Alvaro Leme/Chat GPT Images/Reprodução)

Um novo robô promete dispensar humanos de tarefas domésticas como lavar, dobrar e passar roupas. Batizado de Neo, ele foi criado pela 1X Technologies, empresa de Palo Alto, cidade americana no Vale do Silício. A informação é do G1.

O dispositivo foi lançado na última terça-feira (28) e começará a ser entregue para os primeiros compradores dos Estados Unidos em 2026. Ele ficará disponível em mais mercados em 2027, segundo a fabricante.

É possível adquirir o robô nos modelos de compra ou aluguel. A primeira custa US$ 20 mil e dá aos clientes prioridade na entrega. Já a segunda custa US$ 499 por mês e só garante a entrega em uma segunda etapa.

Ainda de acordo com a 1X Technologies, o Neo pode ser configurado para automatizar uma lista de tarefas e terminar as ações no horário definido por seu proprietário.

A empresa cita ações como dobrar roupas, organizar estantes, arrumar cômodos, por exemplo. Também é possível marcar a visita de especialistas e personalizar o robô para fazer outras tarefas.

Segundo a fabricante, o robô também foi criado para reconhecer quando alguém fala com ele e, então, responder a comandos. Ele também pode reconhecer objetos ao seu redor e usar sua "memória" para dar continuidade a conversas.

O Neo pode agendar consultas médicas, definir lembretes sobre aniversários, salvar itens em listas de compras, entre outras tarefas, afirmou a empresa.

O modelo de inteligência artificial usado pelo Neo é capaz de se adaptar aos mais variados ambientes e melhorar com o tempo.

"O Neo será entregue para os primeiros usuários com a capacidade de realizar tarefas básicas e, com o uso contínuo, aprenderá e desenvolverá novas habilidades", disse a 1X Technologies.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado