A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está preocupada com a baixa procura de vacinação contra a Covid, principalmente de pessoas acima dos 60 anos de idade, diante da possibilidade da chegada de uma nova onda da doença, que registra um aumento de casos recentemente no Brasil.
Em Natal, por exemplo, de acordo com o boletim mais recente do RN+ Vacina, plataforma que monitora a imunização no estado, apenas pouco mais da metade dos idosos (54%) completaram o esquema vacinal, com a aplicação das quatro doses oferecidas. Os outros 46% ainda estão com a vacinação incompleta.
Em Mossoró, 58% da população se vacinou completamente. Esses números, no entanto, estão abaixo do esperado, e representam um sinal de risco.
O ranking mostra que 37 municípios do estado ultrapassaram os 70% de vacinação completa dos idosos, mas 130 ainda estão abaixo desse nível. As cidades com os piores índices de vaicnação em pessoas acima de 60 anos são Vila Flor (13%), Senador Elói de Souza (21%) e Várzea (22%).
Além disso, segundo os dados do RN+ Vacina, não é apenas a vacinação em idosos que está abaixo do esperado. Adolescentes com idade entre 12 e 17 anos também estão com as doses de reforço em atraso e entre os adultos (de 18 e 59 anos) também há um percentual elevado de pessoas sem o esquema vacinal completo.