A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) iniciou o ciclo de desratização na orla da cidade. O objetivo da ação é controlar a população de ratos no local, bem como a proliferação de doenças como leptospirose e hantavirose. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) colocaram armadinhas nas prais de Ponta Negra, do Meio, Areia Preta e Redinha. Além disso, foi realizada uma ação educativa. O serviço acontece de segunda à sexta-feira, das 07h às 13h, até o dia 12 de setembro.
Uma nova iscagem acontece após 15 dias e o ciclo é feito de acordo com a validade do produto aplicado, geralmente a cada quatro meses. O raticida é manipulado por técnicos do CCZ, não agride o solo e nem gera dano à população humana.
Além da desratização, os agentes também estão realizando o manejo do lixo na região e educação ambiental entre a população e quiosqueiros da região.
De acordo com o chefe do CCZ Natal, Jan Pierre, "durante a operação de intervenção os agentes realizam um trabalho de conscientização com os banhistas, proprietários dos quiosques, pescadores, ambulantes, dando orientações gerais, ressaltando a importância de manter a limpeza e o descarte adequado dos resíduos produzidos. Além disso, acontece distribuição de hipoclorito de sódio aos quiosqueiros e orientações sobre o manejo e higienização correta dos alimentos oferecidos por eles", indica.
A SMS/Natal reitera que a proliferação de roedores tem sido intensificada pelo descarte incorreto de resíduos, por isso a desratização objetiva inibir os índices de doenças transmitidas por estes animais. O sucesso do trabalho do CCZ e da Vigilância Ambiental depende da ajuda e conscientização da população que mora, frequenta ou trabalha na orla.