O mapa do futebol brasileiro para 2026 vai sendo desenhado. Com a definição dos quatro times que subiram da Série D neste ano, já se pode afirmar que dez estados não terão representantes nas três principais divisões do futebol nacional. O último a ficar fora foi o Rio Grande do Norte, que torcia para que o América ocupasse a vaga do rebaixado ABC na Terceirona. Com a eliminação do Mecão para o Santa Cruz em plena Arena das Dunas, o Estado fica sem nenhum time no top-60 do país. A notícia é do ge.
O Rio Grande do Norte se junta ao Piauí como os dois estados nordestinos sem representantes nas séries A, B e C. Além dos dois, estão na mesma situação Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Tocantins, Acre e Amapá.
E por pouco não houve um décimo-primeiro estado. Isso porque a classificação do Maranhão no mata-mata do acesso da Série D, no sábado, garantiu o estado com um representante na Série C. Além do MAC, também subiram para a terceira divisão Barra-SC, Inter de Limeira e Santa Cruz.
Top-60 definido
Com a definição do acesso para a Série D, o top-60 dos clubes do Brasil em 2026 também está definido. Isso porque, mesmo com acessos e rebaixamentos ainda para serem definidos, não há como mudar o mapa do futebol nacional em relação às três principais divisões.
A Federação Paulista lidera o ranking com quase um quarto dos times do top-60. São 14 clubes disputando as três principais divisões do futebol brasileiro na próxima temporada. Santa Catarina vem logo a seguir com seis times. Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm cinco representantes cada um.
Clubes tradicionais fora
Se dez estados não têm representantes nas três principais divisões, o número de clubes tradicionais de fora é bem maior. De norte a sul do país, são muitas ausências que serão sentidas em 2026. A lista abaixo dá uma ideia daqueles que estão fora do top-60.
- ABC
- Altos
- América-RJ
- América-RN
- Bangu
- Brasiliense
- Campinense
- CSA
- Desportiva
- Ferroviário
- Gama
- Joinville
- Mixto
- Moto Club
- Operário-MS
- Operário-MT
- Palmas
- Paraná
- Portuguesa
- Rio Branco-AC
- Rio Branco-ES
- River-PI
- Sampaio Corrêa
- Sergipe
- Treze
Alguns desses clubes estarão em ação na Série D, que deve ser remodelada pela CBF. Existe até uma (grande) possibilidade do aumento no número de times, que poderia contemplar alguns que estão sem calendário nacional em 2026 - casos, por exemplo, de Treze, Campinense, Sampaio Corrêa e Moto Club.