O Rio Grande do Norte bateu nesta semana uma marca superior a 680 casos confirmados de covid-19, um número que desde julho do ano passado não era atingido - notícia esta que o Portal 96 deu em primeira mão. Contudo, o crescimento não para. Nas últimas 24 horas, o RN chegou a um novo recorde: 968 exames positivos para a doença, o maior número desde junho do ano passado.
A marca foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), boletim epidemiológico desta sexta-feira (14). Antes dessa marca, porém, o Comitê Científico do RN já havia recomendado o cancelamento de grandes eventos, ampliação de exigência de passaporte vacinal e aumento da testagem contra Covid-19. Laboratórios de Natal têm registrado aumento na procura por testes de até 400% na última semana.
Em um deles, a Unimed Natal, informou até que restringiu o atendimento com base na alta demanda, que já começa a causar falta de insumos. A partir desta segunda-feira (17), os exames serão realizadas entre as 7h e as 11h da manhã, uma medida "emergencial e temporaria", segundo informou o plano de saúde.
De acordo com a infectologista Marise Reis Freitas, membro do comitê e integrante do programa de pós-graduação em gestão da qualidade em serviços de saúde da UFRN, o recorde de casos faz parte da possibilidade de uma terceira onda da covid-19, vivida no RN e em outros estados, em especial com a chegada da variante Ômicron.