Já foram iniciadas neste domingo (18) as obras de reestruturação da avenida Felizardo Moura, principal via de ligação da zona Norte de Natal com as demais regiões da capital. A via foi parcialmente interditada e os veículos seguem em mão dupla no trecho que tem sentido para a zona Oeste da cidade.
A avenida seria totalmente interditada durante as obras. No entanto, como a 96 informou em primeir não, na última sexta-feira (16), a Prefeitura de Natal voltou atrás e decidiu deixar a via liberada, mas com intervenções e mudanças no fluxo.
Conforme o Executivo municipal, a mudança não vai provocar alterações no cronograma de entrega da obra, prevista para acontecer em 18 meses. A decisão foi tomada após entendimento entre as secretarias municipais envolvidas com o projeto, a empresa responsável pela obra e comerciantes da região.
Nos horários de pico, os dois sentidos da via estarão liberados. Já no horário entre 9h e 16h, interdições parciais poderão ser realizadas, com uma via funcionando em mão dupla, como ocorre neste domingo.
O projeto prevê um investimento de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal. A obra vai garantir novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.
Vias alternativas
São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.
Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal.
Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.