Após denúncia de vários ouvintes sobre a sujeira nos banheiros da Orla de Natal, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) encaminhou uma nota ao Portal 96 em que apresenta justificativas para o problema. De acordo com a pasta, os equipamentos eram administrados por uma empresa terceirizada e foram devolvidos a prefeitura de Natal devido a várias situações envolvendo ameaças, vandalismo e até o sequestro de zeladores. A situação foi comentada com exclusividade no programa Metendo a Colher desta segunda-feira (14) - Veja o vídeo ao final da matéria, as imagens são chocantes.
Segundo a pasta, houve um trabalho extenso de recuperação e limpeza no mês de janeiro, mas sempre há depredação. Confira o posicionamento da Semsur:
A cidade conta com 14 banheiros na orla. São seis conjuntos (feminino e masculino) em Ponta Negra, outros seis na Praia do Meio e mais dois na Redinha.
Até o início de 2020, os banheiros eram administrados por uma empresa terceirizada. Após os constantes atos de vandalismo nesses equipamentos, incluindo ainda ameaças aos administradores e, até mesmo, casos de sequestro de zeladores, a empresa fez o distrato do contrato e os banheiros voltaram a ser geridos pela prefeitura.
A Semsur está estudando um meio viável de manter esses equipamentos funcionando em bom estado sem que haja ônus aos cofres do município. Antes da privatização, a prefeitura tinha um gasto anual de cerca de R$ 200 mil para reparos provenientes de vandalismo e furtos nesses equipamentos. Além disso, desde que a secretaria reassumiu a administração dos banheiros, tendo em vista o aumento da incidência de furtos e vandalismo - bem como o aumento do preço dos materiais utilizados para reposição, a pasta constatou um gasto de R$ 400 mil em 2021 apenas em manutenção.
Enquanto o estudo de otimização, administração e uso dos banheiros das praias não é concluído - e visando não prejudicar a população - a secretaria buscou uma parceria com os comerciantes. Os banheiros seguem disponíveis ao público, porém é necessário que o cidadão solicite a chave aos quiosqueiros que atuam ao lado dos banheiros.