Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Cidades

"Vacina vencidas": Ouvintes denunciam uso de imunizantes fora da validade; Prefeitura explica

backup/bf37y83vepi4vdkosc5wiv9xbnot1q.webp

Já está rolando há alguns dias nas redes sociais denúncias sobre utilização de vacinas fora da data de validade para imunizar pessoas na rede pública de saúde, inclusive, no Rio Grande do Norte. O assunto, inclusive, chegou a ser citado no Jornal 96 nesta segunda-feira (22), após novas reclamações de pessoas que buscaram vacinação em postos de saúde de Natal e se depararam com imunizantes fora da data de validade. 

Contudo, diferente do que pode se pensar inicialmente, algumas vacinas podem sim ser utilizadas mesmo estando fora da data de validade citada no rótulo. Elas foram "revalidadas" pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa em notas técnicas recentes. Pelo menos, foi isso o que afirmou uma nota de esclarecimento enviada pela própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal ao Portal 96

"A SMS Natal jamais aplicaria vacinas vencidas na população. Após teste laboratoriais através de notas técnicas recentes e publicações no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde e a ANVISA revalidaram a validade de lotes de várias marcas de imunizantes, ou seja, não está sendo aplicada em nenhuma parte do país vacinas vencidas", explicou. 

Junto a nota, o Portal 96 recebeu também algumas notas do Ministério da Saúde sobre o assunto. Dentre eles, por exemplo, um ofício circular que aponta que os lotes da vacina contra a febre amarela com validade no rótulo de agosto de 2020, podem ser usadas até agosto de 2022. Há também um anexo da Secretaria Estadual de Saúde que cita vacinas contra a covid-19, que também tiveram as datas ampliadas. Contudo, a ampliação vale apenas para os lotes previstos. Veja: 

COMPROVAÇÃO

Caso o ouvinte encontre uma vacina fora da data de validade, ele pode entrar em contato com a 96 FM, através do número 99210.9696 (Whatsapp), que ajudaremos a tirar dúvida se o imunizante teve ou não a validade estendida. 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado