
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal inclua o nome do blogueiro Oswaldo Eustáquio, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na lista de difusão vermelha da Interpol. Oswaldo Eustáquio é o mesmo que participou de audiência pública da Assembleia Legislativa, em setembro de 2021, comentando a situação de Roberto Jefferson.
De acordo com o R7, Moraes também enviou um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para solicitar informações sobre uma eventual concessão de asilo político no Paraguai ao blogueiro.
Vale lembrar que Eustáquio chegou a ser preso em 2020, acusado de incentivar atos extremistas. No entanto, após os recursos apresentados pela defesa, ele foi posto em liberdade em janeiro de 2021, com a condição de que se comprometesse a não participar de manifestações públicas nem usar as redes sociais para incitar ações contra as instituições democráticas.
Em setembro de 2021, uma nova ordem de prisão, mais ou menos no período em que participou do evento da Assembleia Legislativa. Logo em seguida, conseguiu uma nova liberação e chegou a ser candidato a deputado federal no ano seguinte, 2022. Em dezembro, saiu a nova ordem de prisão, que ainda estaria em vigor e teria motivado a decisão de Alexandre de Moraes.