A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao MEC, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), anunciou a ampliação do público que pode participar do curso gratuito “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica”.
A noticia é do portal N10. Inicialmente voltado a professores da rede pública e estudantes de licenciatura, o programa agora contempla uma gama maior de profissionais da educação.
A abertura inclui não apenas professores da educação básica e licenciandos, mas também tutores, assistentes pedagógicos, coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), docentes do ensino superior, profissionais da rede privada em todos os níveis, além de técnicos administrativos da educação em instituições públicas, como universidades e secretarias municipais e estaduais. Outro destaque é que servidores da própria CAPES também passam a ser contemplados.
O curso é totalmente on-line e autoinstrucional, permitindo que o participante estude de acordo com seu próprio ritmo. O material didático já está disponível em formato de videoaulas, textos de apoio e exercícios, possibilitando gestão de tempo flexível e aprendizado autônomo. Ao todo, a formação tem duração de dez semanas, somando 30 horas de atividades.
O conteúdo está dividido em quatro unidades e cinco eixos principais:
-Introdução à inteligência artificial
-Identificação e reconhecimento de problemas educacionais
-Fluência em dados educacionais
-Resolução de problemas com apoio da IA
-Ferramentas de inteligência artificial aplicadas à educação
Durante a formação, os educadores também terão acesso a práticas de engenharia de prompts, poderão explorar ferramentas gratuitas de IA, além de refletir sobre riscos, limitações e oportunidades. O curso inclui ainda um projeto final prático, no qual os participantes deverão aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades como planos de aula, questionários e materiais multimídia.
A expectativa da CAPES e da UFRN é que os participantes saiam preparados para aplicar a IA de forma ética, responsável e criativa, fortalecendo a inovação pedagógica e a qualidade do ensino.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 10 de outubro de 2025, exclusivamente pela internet. Os interessados podem acessar o SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRN através do link oficial, utilizando login e senha do GOV.BR.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 40 mil vagas em todo o país por meio da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a CAPES.