O presidente Lula conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por videoconferência na manhã desta segunda-feira (6). A conversa, segundo apurou a coluna, durou cerca de 30 minutos.
Lula participou da videoconferência diretamente do Palácio da Alvorada, em Brasília. Ele estava acompanhado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Secom) e Mauro Vieira (Itamaraty).
O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial de Lula, também acompanharam a conversa.
Após o encontro, Lula se reuniu com o chefe da Secom para elaborar uma nota oficial na qual o governo brasileiro pretende expor sua visão acerca da conversa entre o petista e Trump.
Como foi a conversa de Lula e Trump
Na conversa desta segunda-feira, Lula pediu a Trump o fim do tarifaço sobre produtos brasileiros bem como a retirada das sanções aplicadas contra autoridades brasileiras.
O chefe da Casa Branca designou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro Fernando Haddad.
Lula e Trump também acordaram de se encontrar pessoalmente em breve. O mandatário brasileiro sugeriu que o encontro aconteça durante a Cúpula da Asean, na Malásia.
Na conversa, Lula ainda reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA), e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos para um encontro entre os dois.