O índice de reprovação do governo Lula entrou em empate técnico com o de aprovação pela primeira vez no terceiro mandato, segundo pesquisa Datafolha. O assunto é d'O Antagonista e foi destaque no Jornal das 6, desta quinta-feira (21).
A reprovação, que envolve avaliações de “ruim” ou “péssimo”, está em 33%, enquanto a aprovação, “ótimo” e “bom”, fica em 35%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A aprovação oscilou três pontos para baixo e a reprovação, três para cima, desde a última pesquisa, de dezembro.
Diante da situação, inclusive, Lula acionou o marqueteiro Sidônio Palmeira para tentar reorganizar a comunicação do governo em meio à queda de popularidade. O marqueteiro atuou na campanha do petista em 2022 e chegou a ser convidado para assumir a Secretaria de Comunicação, ocupada atualmente por Paulo Pimenta.
O encontro de Lula com Sidônio teve como pauta possíveis estratégias de comunicação para o governo ao longo dos próximos meses. O Palácio do Planalto acendeu um alerta para o tema, diante das últimas pesquisas sobre a popularidade da gestão petista.
Lula derrete em 2024
Pesquisa da Atlas Intel divulgada nesta quinta-feira, 7 de março, mostra que a avaliação dos brasileiros sobre o governo Lula caiu em todas as áreas em 2024.
“Vista como uma âncora de sustentação da aprovação do governo, a imagem negativa de Lula superou numericamente sua imagem positiva pela primeira vez desde agosto de 2022”, destacou o instituto.