O governo Lula aumentou em 360% os gastos com anúncios nas redes sociais nos últimos 30 dias, segundo levantamento da GloboNews com base em dados da Meta, dona do Facebook e Instagram.
O principal tema dos impulsionamentos foi o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês, aprovado na última quarta-feira (1). A informação é do O Antagonista.
Nesse período, o governo federal investiu R$ 8,4 milhões em anúncios, uma média de R$ 283 mil por dia. Nos 60 dias anteriores, havia sido gasto R$ 4,7 milhões, média diária de R$ 77 mil. A conta do governo é a que mais contrata publicações políticas impulsionadas na Meta.
Mais de 90% dos anúncios ativos no dia da aprovação do projeto se dedicaram a divulgar conteúdos sobre a isenção do Imposto de Renda.
A equipe do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, aposta em publicações de fácil engajamento. Um post recente do governo informou que a conta ganhou 1,2 milhão de novos seguidores no Instagram, chegando a 2,9 milhões.
Além da isenção do IR, outros temas ganham destaque nas redes do governo: valorização do PIX e do SUS, saída do Brasil do Mapa da Fome e o programa Luz do Povo.
Estratégia digital e uso de influenciadores
A comunicação do governo aumentou investimentos em anúncios digitais e começou a priorizar influenciadores e vídeos virais.
Dados parciais da Secom mostram que cerca de 30% da verba publicitária vai para plataformas digitais, ante 20% no ano anterior.
A nova estratégia contrasta com a orientação anterior do ministro Paulo Pimenta (PT), que priorizava rádios para alcançar populações fora das capitais. O atual ministro nomeou Mariah Queiroz para a Secretaria de Estratégias e Redes. Ela trabalhou na comunicação do prefeito de Recife, João Campos (PSB).
Desde agosto, pelo menos 20 influenciadores digitais foram contratados para campanhas do governo Lula. O governo busca reproduzir modelos de vídeos virais, como o de “gatinhos” explicando propostas do governo.