A Justiça condenou um homem de 77 anos por matar dois cães a pauladas em um sítio na zona rural de Coronel João Pessoa, no Alto Oeste potiguar. O crime ocorreu em dezembro de 2023 e a sentença foi proferida pela Vara de São Miguel.
Segundo o processo, o idoso foi avisado de que os cães estariam brincando com um peru. Ele pegou um pedaço de madeira e passou a perseguir os animais. Dois fugiram, mas um filhote — que pertencia à própria filha do acusado — foi morto com um golpe. Em seguida, ele tentou atrair outro cão fingindo oferecer comida e o atingiu com vários golpes, causando a morte no local.
A Polícia Militar foi acionada, confirmou as mortes e realizou a prisão em flagrante. Durante o processo, o réu confessou o crime, e vídeos anexados aos autos reforçaram as provas.
Ele foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão, em regime aberto, além de 20 dias-multa. A pena não poderá ser substituída por medidas alternativas. A defesa alegou que ele agiu para proteger animais de criação, mas o juiz entendeu que não houve comprovação de ataques e que a situação poderia ter sido resolvida por outros meios legais.