Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Economia

Metade dos trabalhadores precisa de extra para fechar o mês, diz Serasa

DINHEIRO.PNG

Quase metade dos brasileiros com emprego formal ou como pessoa jurídica (49%) depende de fontes de renda extra para equilibrar o orçamento no fim do mês, segundo levantamento da SalaryFits, empresa da Serasa Experian, divulgado nesta quarta-feira (20).

A noticia é de CRISTIANE NOBERTO. A pesquisa também revela que 54% dos trabalhadores ainda não conseguem sustentar o salário até o fim do mês, embora tenha havido melhora em relação a 2024, quando 62% estavam nessa situação.

O estudo mostra que 46% dos profissionais conseguem agora manter o salário até o fim do mês, um avanço de 8 pontos percentuais em 12 meses. Mas apenas 2 em cada 10 entrevistados afirmam ter controle total das finanças.

A falta de organização atinge principalmente jovens da Geração Z, trabalhadores PJ, profissionais de pequenas empresas e a classe C.

A instabilidade financeira também tem reflexos diretos na saúde mental. Entre os entrevistados, 66% relataram aumento do estresse devido a dívidas, 43% afirmaram sentir maior irritabilidade e 39% sofrem de insônia. “Sem estabilidade, o trabalhador sente sua vida pessoal sendo diretamente afetada”, afirma Délber Lage, CEO da SalaryFits.

A pesquisa também mostra que, em uma situação inesperada, apenas 1 em cada 4 trabalhadores teria condições de arcar com uma despesa de R$ 10 mil.

Sobre os gastos, a maior parte da renda é direcionada a despesas básicas como alimentação, luz, água e gás. Em seguida aparecem financiamentos, empréstimos, consumo e estudos.

A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2025, com 1.029 entrevistas em todas as regiões do Brasil, envolvendo trabalhadores CLT e PJ de empresas públicas e privadas. A média de idade dos respondentes é de 41 anos, com equilíbrio entre homens e mulheres.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado