Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Brasil

Plataforma de petróleo pega fogo, explode e um trabalhador cai no mar

plataformadepetroleoexplode

A plataforma PHC-1, localizada na Bacia de Campos e a 130 km da costa de Macaé, no nortefluminense, pegou fogo e explodiu na manhã desta segunda-feira (21). A unidade não produz petróleo desde 2020, informou a Petrobras em nota (leia abaixo na íntegra). A notícia é do portal R7.

Um trabalhador caiu no mar com o incidente, mas foi resgatado consciente e com queimaduras leves por uma embarcação de apoio, segundo o Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), o que foi confirmado pela petroleira.

A Petrobras informou que o fogo já foi controlado, e os outros 176 funcionários estão em segurança. “As pessoas que estão a bordo de PCH-1 estão bem e as equipes não essenciais serão preventivamente desembarcadas para que a integridade das instalações seja avaliada”, disse a Petrobras, que já iniciou uma investigação para apurar as causas da explosão.

Ainda conforme o sindicato, embarcações de emergência foram acionadas e o escoamento de gás foi imediatamente interrompido.

“Este é mais um acidente grave em uma unidade offshore, num cenário que, segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), vem sendo denunciado há tempos. A entidade afirma que há falta de investimentos, precarização das condições de trabalho e risco constante à vida dos trabalhadores”, informou o sindicato por meio de nota.

 

Veja a íntegra da nota da Petrobras:

“A Petrobras informa a ocorrência de incêndio, já debelado, pelas equipes de emergência imediatamente acionadas, na manhã desta segunda-feira (21/04), na plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. A plataforma não produz petróleo desde 2020.

Durante o incidente, um trabalhador que prestava serviço para a companhia se acidentou, caiu ao mar, mas foi resgatado, recebeu atendimento em embarcação de apoio e já está em processo de desembarque aeromédico. Ele sofreu queimaduras leves e está consciente.

As pessoas que estão a bordo de PCH-1 estão bem e as equipes não essenciais serão preventivamente desembarcadas para que a integridade das instalações seja avaliada. Uma comissão será formada para apurar as causas do incidente.”

 

O que disse a ANP

“A ANP está acompanhando o caso junto à Petrobras, operadora da plataforma. As informações recebidas até o momento são de que houve um incêndio na plataforma e que uma pessoa foi resgatada do mar e passa bem”.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado