Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

União Brasil afasta Sabino e abre processo de expulsão

UNIAO.PNG

O União Brasil decidiu, nesta quarta-feira (8/10), afastar o ministro do Turismo, Celso Sabino, num processo que deve levar à sua expulsão da sigla. A executiva considerou que ele praticou infidelidade partidária ao insistir na permanência no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A noticia é de AUGUSTO TENÓRIO. A decisão ocorreu numa reunião da executiva, que se reuniu com Sabino na sede nacional do partido, em Brasília. Dessa forma, o União Brasil acatou duas representações contra o ministro do Turismo.

A primeira versa sobre a dissolução do diretório do União Brasil no Pará, que deve ter um novo presidente anunciado em breve. A segunda trata sobre o processo de expulsão. Segundo fontes da legenda, a saída de Sabino não será sumária. Passará por um processo de análise que deve durar dois meses.

A decisão sobre a dissolução do diretório do União do Pará teve dois contrários. Já o afastamento de Sabino teve apenas uma oposição, a do próprio ministro. Apesar disso, ele defende ter o apoio de parte da sua bancada.

Após a decisão do União, Sabino demonstrou inconformidade. Ele afirma que é contraprodutivo para o Brasil perder um ministro do Turismo a cerca de um mês da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que será realizada no seu estado, o Pará.

Ele considera que o União Brasil “tem tomado decisões equivocadas, açodadas” e diz que continuará “com o diálogo agora, com esse processo seguindo no Conselho de Ética da sigla, tentar sensibilizar os membros do partido de que o momento eleitoral deve ser deixado para o prazo eleitoral”.

O União Brasil anunciou uma federação com o PP, visando uma candidatura de direita à Presidência em 2026. Dessa forma, os partidos passarão a funcionar como um só partido pelos próximos quatro anos.

Nesse sentido, romperam com o governo e determinaram que qualquer filiado com cargo na máquina pública federal abandone o posto.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado