O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta sexta-feira (16), que a China e a União Europeia suspenderam a compra de carne de frango brasileiro pelos próximos 60 dias. A matéria é de Mariana Andrade, do Metrópoles.
“O sistema brasileiro é tão robusto, tão confiável, que vários países passaram a trocar o protocolo sabendo que o Brasil sabe fazer a contenção, tem estrutura para fazer a contenção. Então, a restrição comercial fica a região do foco. E alguns países não mudaram o protocolo, que é o caso da China. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileiro”, disse em entrevista à TV Centro América.
Em seguida, à GloboNews, ele disse que União Europeia (UE) também suspendeu todas as importações do país temporariamente.
O anúncio ocorre em meio à divulgação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil. A detecção foi em Montenegro, cidade do Rio Grande do Sul.
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alertou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.
Raio de 10 km
Segundo a Secretaria da Agricultura do RS, a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves aconteceu em um local de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.
Com a confirmação do foco, a granja foi isolada e as aves restantes eliminadas, “para que seja iniciado o protocolo de saneamento”.
Será conduzida, ainda, uma investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do caso, e de possíveis vínculos com outras propriedades.
A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida e a Secretaria aguarda o resultado do sequenciamento.