Autor do gol da classificação do Japão e jogador que deu o passe realizaram sonho de infância juntos; veja a história
Por Marcus Arboés
Na sua infância, você lembra de já ter prometido a um amigo que jogaríam juntos um dia na seleção nacional? Bom, esse sonho foi realizado pelos jogadores que fizeram o gol heroico do Japão contra a Espanha, Kaoru Mitoma e Ao Tanaka.
Foto: reprodução / twitter
O Japão venceu a Espanha de virada com um gol que poderia não ter valido, pois a bola quase saiu. Só não saiu por causa da insistência do ponta esquerda Kaoru Mitoma, que tocou para o meio e viu o camisa 17, Ao Tanaka, conferir na área para marcar o 2 a 1. Na comemoração, vilarizou a imagem do forte abraço que os dois jogadores deram após o gol. Mas há um significado maior por trás disso.
Foto: arquivo pessoal
A história desses garotos começa ainda na escola primária. Na Kawasaki Municipal Saginuma Elementary School, Kaoru Mitoma e Ao Tanaka começaram a se formar juntos para o futebol. Eles ficaram conhecidos como "irmãos Saginuma" por, desde essas origens, continuarem jogando juntos nas categorias de base do Kawasaki Frontale, desde o sub-12. Mitoma e Tanka se formaram juntos e viraram jogadores profissionais no time de Kawasaki, um jogando de volante e o outro de ponta esquerda ou meiocampista. Tanaka subiu primeiro para o time profissional.
Foto: Naoki Nishimura/AFLO/Shutterstock
Sempre tratados como promissores no futebol japonês, principalmente pelo bom trabalho no Kawasaki Frontale, foram convocados para representar o Japão nos jogos olímpicos de 2020. Antes disso, Tanka já havia se destacado pelos gols de fora da área com a seleção sub-23, enquanto Mitoma havia sido convocado antes, para a seleção de base sub-21. O sonho seguinte a ser realizado era o de jogarem juntos uma Copa do Mundo. Ambos estiveram no ciclo para o mundial e ajudaram a seleção a conquistar a vaga.
Até 2021, estiveram juntos em Kawasaki, conquistando títulos como a J-League de 2020. Após isso, cada um tomou o seu rumo. Após empréstimos, Mitoma vive a melhor fase da carreira no Brighton & Holve Albion, da Inglaterra, enquanto Ao Tanaka é titular do Fortuna Dusseldorf, da Alemanha.
Foto: Eugene Hoshiko /AP
Finalmente chegaram juntos na Copa do Mundo, vivendo juntos um sonho de infância. Venceram o grande desafio contra a Alemanha, perderam para a Costa Rica, mas hoje (01) vivenciaram algo que nem no mais imaginário e positivista sonho conseguiriam desenhar: fizeram juntos o gol herorico da classificação japonesa.
Logo após Ritsu Doan empatar o jogo, um lançamento veio da direita e passou por Daizen Maeda. Tinha tudo para ir para a linha de fundo, mas Mitoma acreditou até o fim, até o último milímetro em que a bola estava só com a sombra acima da linha e cruzou de volta. Só uma pessoa acreditou tanto quanto ele: Ao Tanaka invadiu a área e se antecipou para marcar, sem medo.
O futebol é de quem sonha, de quem acredita. Mitoma e Tanaka acreditaram juntos no sonho de jogar pela seleção de futebol do seu país e acreditaram que juntos estariam lá. Talvez na imaginassem essa cena, mas fizeram juntos o gol que colocou o time asiático nas oitavas de final da Copa do Mundo, superando a Espanha, campeã mundial.
Foto: Kyodo
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado